segunda-feira, 23 de março de 2009

Zeebo dá as caras nos EUA





E foi numa palestra quase lotada que o videogame para os mercados emergentes estreoou. Tudo deu certo: Reinaldo Normand fez uma demo perfeita e até baixou jogo pela rede 3G gringa e, ao final do evento, muita gente quis saber mais sobre a quarta plataforma de games.

No começo, quem assistia a Mike Youen, diretor sênior da Qualcomm, falar e, depois, John Rizzo, CEO da Zeeebo, não entendeu muito sobre o mercado brasileiro, pirataria e impostos. Na real, não acreditaram. Até mostrarem uma foto da Rua 25 de Março, na cidade de São Paulo: a pirataria que rola solta assustou os americanos que até então estavam dando algumas risadas quando ouviam falar em videogame em mercados emergentes.

O que foi deixado claro é que o modelo de negócios do videogame, alem de ser barato para os desenvolvedores, é totalmente contra a pirataria. É impossível piratear um jogo do Zeebo. “Focamos no mercado de classe média que nao pode comprar consoles. O Zeebo será barato. Para os publicadores, o Zeebo protege da pirataria, tem produção barata, o marketing é eficiente. Produtores independentes poderão desenvolver seus jogos sem gastar muito com a distribuição digital”, disse Rizzo.
Foi mostrado uma comparação de preços entre os consoles da atua geração e o PS2 com o Zeebo e ficou muito claro que o videogame pode trazer jogos bons e baratos para o consumidor que nem precisa sair de casa para comprá-los. Assim, Normand conseguiu conquistar os gringos que, possivelmente, irão trazer seus jogos para o console.
Na demo, algumas curiosidades:

- O tempo de download de Quake, que tem cerca de 25 Mbytes, levou 18 segundos em 3G.
- Os gringos gostaram do menu do Zeebo
- Enquanto a rede 3G conectava e baixava o jogo, o Zeebo piscava uma luz azul, mais ou menos como WiiConnect 24 do Wii.
- Foi apresentado Tekken 2 do Zeebo. Idêntico ou talvez levemente melhor do que o do PSone.
Foi bem legal. O Zeebo será lançado semana que vem no Rio de Janeiro, para um teste VIP. Em 2009, além do Brasil, o México receberá o aparelho, com Índia e leste europeu em 2010 e china em 2011.

Ao final da palestra, encontrei os guris do Mother Gaia, responsáveis pelo City Rain. Eles estão na final do IGF na categoria jogo de estudantes. Eles estão bem empolgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário