sexta-feira, 20 de março de 2009

2009: O ano que jogaremos no cinema

Até o final de 2009 vamos ter duas coisas em exagero: feriados – e ninguém está reclamando disso -, e mais adaptações chinfrinhas para o cinema de games e quadrinhos. Mas, como nenhum produtor resiste a estragar os nossos sonhos, vão enfiar vários títulos sobre filmes nos consoles também. Eis uma pequena listinha do que vai dar úlcera na gente este ano ( ps: se alguém tiver sugestões para complementar a lista, agradeço ^_^). Ah, é! Originalmente essa era uma matéria que ia entrar na edição 49 da GameMaster, mas decidimos atrasar ela um pouco. Como vamos causar uma mudança fodástico na proxima edição, e iamos perder esse texto, resolvemos colocar ele aqui na íntegra.

FILME 06 de Março de 2009
Watchmen




Bem, se você não vive debaixo de uma pedra já tem uma vaga idéia do que é Watchmen, A HQ que simplesmente criou uma nova forma de ler e escrever os quadrinhos. Simplificando Watchmen trata de um planeta Terra alternativo onde os super-heróis existem de verdade e a influência que a presença deles têm na mentalidade de uma sociedade que ainda vive com medo da total aniquilação por meio de uma guerra nuclear durante a Guerra Fría. Watchmen também trabalha muito com os valores morais que as pessoas tentam nos enfiar goela abaixo como uma verdade universal e todos aqueles pequenos dilemas morais que nós temos durante uma escolha entre o certo e o errado - isso pra mim, pelo menos. Porque, afinal de contas, quem toma as decisões por nós tem o poder para fazer o que quiser, mas como saber se essas intenções não são boas? E quem é que diabos vai julgar isso? Eu e você, seres normais, pessoas sem poder algum; ou será que existe realmente alguém gabaritado o bastante para dizer que "Isto é bom, e isto é mal"? Quem vigia os vigilantes? Pronto... Ta fora do sistema e podemos continuar! Enfim: é ford bagaralho e vale o investimento de pelo menos ler. Já o filme, para o meu grande desgosto, parece que deu mais ênfase n benga azul do Dr. Manhattan balangando pela tela do que na profundidade dos personagens ¬_¬. Se você quer ter uma idéia boa do que é Watchmen de verdade, recomendo esse link do Jovem Nerd.

O JOGO Já está disponível para download
Watchmen: The End is Nigh



O game de Watchmen vai tratar dos eventos que antecederam os quadrinhos durante várias incursões da dupla de vigilantes mascarados Nite Owl e Rorschach aos recantos mais escuros da cidade de Nova Iorque. Bem...joguei essa firula depois de uma decepção cavalar com o filme então estava bem puto, mas é razoavelmente um jogo bom. Puxaram a sardinha muito para o lado da versão do cinema, mas deram um toque de noir mais explicito do que ao filme. Os gráficos são bons - só o primeiro episódio por download tem 1 GB o_O -, e, apesar de ser um pouco lento nas animações, possui alguns golpes bem bacanas. É um bom tira gosto para o produto original, especialmente se você tiver um amigo para jogar com você.

POR QUE JOGAR? Bem, é Watchmen, e as pessoas deveriam conhecer Watchmen, amar, idolatrar, discutir e pensar sobre o assunto 24 horas por dia. E tem porrada da boa no game.
PORQUE NÃO JOGAR...
Bem... As animações em flash entre um ato e outro do jogo são porquissimas, você provavelmente vai ser enrolado até o final do ano com essa história de "game em capítulos", e como cada um deles custa 19 doletas...

..........

FILME
Batman: The Dark Knight 18 de Julho de 2008




Batman. Só essa palavra deveria convencer vocês de que o filme demais. Quer dizer, BATMAN! CORINGA! WHY SO SERIUS?. Pronto, convencidos?
A segunda parte da trilogia programada por Christopher Nolan foi, de longe, o melhor filme de quadrinhos já produzido ( sinto muito Homem-Aranha e X-men, é a verdade). Só o Coringa já valeu o preço do ingresso, a interpretação mais sombria e psicótica feita até hoje, muito parecida com as versões dos livros A Piada Mortal e Coringa. The Dark Knight mostrou que filmes de HQs podem realmente ser dark e com mais profundidade que um penico furado.

O JOGO
Batman: Arkham Asylum Ainda sem data definida



Querendo ou não, o jogo que logo, logo estará em nossas mãos é o filho do filme. Ambientes sombrios e uma jogabilidade que vai puxar muito mais para a estratégia do que para o 'bata-primeiro-pergunte-depois' dos games do SNES. Incluindo, aliás, a dublagem de Mark "Luke Skywalker" Hammil como o Coringa, personagem que ele já interpretou várias vezes no passado. A abordagem, esperamos, será muito puxada para Arkham Asylum, livro lançado em 1997; que era bem crua e dark.

POR QUE JOGAR? Novamente: BATMAN! CORINGA! A FODÁSTIDADE (?) disso tudo.
PORQUE NÃO JOGAR: Doi dizer isso, mas usar o Homem-Morcego já está virando um clichê. Sabemos que ele é quase tão ford quanto Chuck Norris, mas já está virando exagero... Esperamos que o game tenha pelo menos um espírito próprio e não conte tanto assim com a fama dos antepassados.

..........

O FILME
Terminator: Salvation 5 de Junho de 2009



A série Exterminador do Futuro foi a responsável pela fama que Arnold Schwarzenegger (demorei dez minutos para conseguir escrever isso direito) tem hoje. Afinal de contas, um futuro apocaliptico, robozão com frase de efeito e muitos tiros para todo lado geralmente dão certo. Mas Terminator gerou um séquito de fãs de dar gosto. O filme vai ser o primeiro a mostrar como é, na íntegra, o que nos reserva quando a Skynet tomar conta do mundo.

O JOGO Maio de 2009
Terminator: Salvation



Usando o mesmo foco do filme, que, segundo os produtores, vai "arremessar os jogadores dentro do longa metragem" nós podemos esperar muitos tiros, robos bombados destroçando as pessoas e Christian Bale (vulgo Batman) amaldiçoando a humanidade.

POR QUE JOGAR? Tá brincando? Acabei de dizer: " ROBOS DESTROÇANDO PESSOAS". Sempre podemos contar com um bom desmembramento para deixar a vida melhor.
PORQUE NÃO JOGAR: Nenhum dos exterminadores vai dizer " I'll be back". Um erro imperdoável.

..........

O FILME
X-men Origins: Wolverine 01 de Maio de 2009



Wolverine é o mutante mais adorado pelos fãs do mundo de X-men. Baixinho, enfezado e totalmente ranzinza, e violento pacas... Como poderíamos não adorá-lo? Agora o filme vai tratar de todos os 200 anos de história, se não me engano, do personagem. Desde seus tempos de pivete até o clash of the titans com Dentes-de-Sabre no filme. Os atores são bons, os trailers empolgam bastante - apesar de que os de Watchmen também empolgavam...-, e, até onde sabemos, a história é bacana.

O JOGO:
X-men Origins: Wolverine - Maio de 2009



Outra vez, uma versão para os consoles da versão para os cinemas. Detalhes relevantes não foram revelados, mas até onde pudemos ver, está bem fiel ao filme.

POR QUE JOGAR? SNIKT! Garras de adamanthyum dilacerando gargantas e frases irônicas.
PORQUE NÃO JOGAR... Quando que um jogo feito especialmente para o lançamento de um filme já deu boas lembranças para algum de nós, não é mesmo?

..........

A parte 2 dessa matéria eu posto para vocês segunda-feira. Ai vamos falar dos filmes inspirados em jogos, o caminho inverso, que vão pipocar esse ano incluindo Steet Fighter: Legend of Chun Li, Tekken e Prince of Persia, e aqueles games que vão logo, logo parar no cinema - e de quebra, o filme de Dragon Ball, só porque eu preciso falar mal do filme ¬_¬ . See ya later, dudes!

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria. Comentei umas semanas atrás pelo orkut que na gamemaster ainda não tinha uma matéria com esse tema.

    Abraço.


    Obs: vi duas lutas do filme dragonball. HORRÍVEL!

    ResponderExcluir