terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Os melhores da década

O final da década está próximo. Para comemorar a ocasião, queremos dar o devido reconhecimento aos jogos, momentos e pessoas que definiram a indústria de games nesse período. Para isso, gostaríamos de conhecer a opinião dos leitores. Basta cada pessoa eleger o seguinte:

1. O seu jogo da década.
2. A personalidade mais importante da década.
3. O momento mais marcante da década.

Para cada uma das três escolhas, explique com um texto de, no máximo, 50 palavras. Poste nos comentários ou envie para o e-mail da revista: edge@europanet.com.br

Alguns comentários poderão ser publicados na Edge 08, que já está em produção.

Participem!

Abraços.

14 comentários:

  1. O jogo da década foi Shadow of the Colossus. Ele inovou o modo de criar um jogo, criando elementos belíssimos e puzzles inteligentes sem apelação. Já a personalidade da década foi o Suda 51, com o polêmico e brilhante No More Heroes.
    Já o melhor momento da década foi o anúncio dos três videogames da nova geração, que fez muitos olhos brilharem.

    ResponderExcluir
  2. O jogo da década, sem sombra de dúvidas, foi Shadow of the Colossus: nunca esquecerei a sensação única de ver aquele colosso enorme pela primeira vez e descobrir que teria que derrubá-lo sozinho, de alguma maneira. Inesquecível em imagem, sensação e momento. Chego a me arrepiar só de lembrar.

    ResponderExcluir
  3. 1. O seu jogo da década.
    God Of War 1 – O jogo foi o que mais me surpreendeu. Por mais que a violência lembrasse Devil May Cry, a arte era belíssima e o personagem carismático. Os puzzles eram muito bem elaborados. Os controles também eram mais legais.

    2. A personalidade mais importante da década.
    Hideo Kojima – O japonês doido nos arrebatou com 3 belíssimos jogos nessa década: Metal Gear 2, o primeiro para PS2; Metal Gear 3, o primeiro com uma canção tema e look de filme; Metal Gear 3 o primeiro para PS3. Além do anúncio de Castlevania, que estará completamente desfigurado.

    3. O momento mais marcante da década.
    O lançamento do Wii – Acho que a Nintendo errou em N coisas, mas sem sombra de dúvidas o lançamento do Wii foi o evento mais marcante na indústria de jogos, por se tratar de uma verdadeira revolução e quebra do paradigma sobre como interagir com jogos

    ResponderExcluir
  4. Concordo, a personalidade foi o Kojima, aquele insano workaholic que adora fazer teasers para nos deixar à beira de arrancar os cabelos de curiosidade e ansiedade pela revelação (como ocorreu este ano com os teasers de MGS Peace Walker e Rising). Nesta década o Maledeto (forma "carinhosa" como eu o chamo no blog) se consolidou como um dos maiores nomes da indústria de games de todos os tempos, provando seu talento excepcional para contar histórias através dos jogos. Assim como disse o Julião, ele nos arrebatou com os games belíssimos da série MGS e nos presenteou com um desfecho fenomenal para a saga de Solid Snake.

    Quanto ao meu jogo da década, não consigo escolher entre os que mais me marcaram nos anos 2000': MGS3, MGS4 e Bioshock.
    Posso dizer que God of War também me marcou... Eu nunca fui muito fã de jogos com bastante ação e pancadaria, achava um saco e ficava torcendo pra virem poucos inimigos e que as lutas fossem curtas. Sempre preferi games com foco maior na história, nos diálogos, puzzles e quests. Mas, com God of War, pela primeira vez eu me vi super empolgada com a ação frenética, torcendo pra vir mais e mais inimigos pra eu dar porrada. hehehe

    Quanto ao momento mais marcante, não sei. Ainda não pensei direito sobre isso... xD

    ResponderExcluir
  5. Jogo da década: Briga boa entre Metal Gear Solid 4 e Shadow of the Colossus. Mas fico com o segundo por sua coragem de fazer algo totalmente diferente, sua história contada de forma pouco usual e sem muitos detalhes, os gigantescos puzzles em movimento e a forma com que cativa o jogador que ultrapassa o preconceito de "Só tem 16 inimigos e tem que ficar andando pra lá e pra cá com o cavalo"

    Personalidade: Hideo Kojima. Não consigo pensar em outra pessoa. Ninguem se destacou mais nessa época que esse japones maluco com suas inovações em jgabilidade, minuciosos detalhes e centenas de referências

    Momento Mais Marcante: A conferencia da Nintendo da E3 2008. Não é marcante porque foi incrivel, mas sim porque mostrou como não fazer uma conferência e como eles estavam realmente buscando as "novas audiências" de qualquer forma. Foi um dia triste.

    ResponderExcluir
  6. 1. O seu jogo da década: Killer7. Chutou para escanteio uma variedade de convenções - tanto de jogabilidade quanto de trama - e criou uma experiência única. Isto e uma trama densa pra cacete, cheia de metáforas e interpretações possíveis.

    2. A personalidade mais importante da década: Keita Takahashi, criador de Katamari Damacy. O cara pode ser completamente doido, mas criou um jogo de uma simplicidade enganosa e cheio de personalidade. E mesmo que os outros jogos não tenham a mão dele, ele deixou sua marca.

    3. O momento mais marcante da década: o lançamento do Wii, seguido de sua aceitação por um público que gostava de games, mas abandonou-os pela crescente complexidade dos controles.

    ResponderExcluir
  7. O jogo da década, pra mim, respondendo assim na lata sem pensar mais do que um minuto, é Super Mario Galaxy.

    Uma obra-prima de game design. Do conceito à execução, marca cada uma das caixinhas obrigatórias para um jogo ser memorável. Galaxy colocou aquele que pode ser o tijolo final na obra alicerçada por Super Mario 64: a jogabilidade de plataforma 3D. Sem contar que é único jogo do estilo cuja câmera não te irrita mais do que uma vez por hora.

    ResponderExcluir
  8. Jogo da década sem duvida Shadow of the Colossus com seu jeito poético primazia visual ,sublime trilha sonora.é inovador, cativante, Enubriante assim como Okami outra obra prima brilhante.

    Personalidade da decada sem dúvida é Hideo Kojima.
    MGS 2,3 e 4 já dizem por si só.E ainda vai ter Castlevania chegando.Uma menção honrosa pra Tetsuya Nomura e Kazushige Nojima pelo brilhante Kingdom Hearts,Yasumi Matsuno e Yoshinori Kitase por FF XII e X.É dificil escolher um só

    ResponderExcluir
  9. Jogo da década: Metal gear Solid 3: Snake Eater

    Por quê? A história é genial, é como um filme, mas vai além: nenhum filme te coloca numa imersão tão grande e nenhum outro jogo consegue ter uma narrativa tão boa sem perder a interatividade.

    MGS3 é um dos poucos jogos que ninguém consegue jogar "só pra matar uns caras" e encostar, a jogabilidade é integrada com a história. E por ser um sucesso estrondoso, pra mim significa um avanço para os jogos evoluirem como arte. É como Kubrick, que foi um dos maiores diretores da história, fazendo filmes geniais e ao mesmo tempo extremamente populares.

    Talvez existam até jogos mais significativos, mas esse é o que mais me cativou.

    Personalidade: Alguma dúvida? :P

    Kojima-sama, sem dúvida.

    Momento marcante: O lançamento do Wii, simplesmente a maior decepção que já tive na minha história como gamer, que vem desde os meus 4 anos. Quando ele se consolidou como um videogame sem ambição alguma, a não ser de abocanhar a maior parte de consumidores possível, mas sem a vontade de fidelizá-los ou de mostrar pro mundo que os videogames não são só diversão despretensiosa, mas também uma poderosa forma de arte.

    ResponderExcluir
  10. Metal Gear Solid 3: Snake Eater reúne a revolução que Hideo Kojima fez na série Metal Gear Solid em 1998 com um roteiro que resume toda a saga de qualquer personagem Snake. É simples: é uma guerra mundial, com um soldado encarregado de uma missão contraditória e que luta contra uma máquina gigantesca. Reúne inúmeros aspectos de nossa cultura, passando do cinema para a literatura e referências diversas.

    Kojima merece esse prêmio de jogo da década justamente por mesclar o que já existe e criar uma história única entre os produtores de games, mesmo considerando o fato que todo o Metal Gear Solid conta a mesma história: é sempre um espião, um robô gigante e uma trama entre ambos.

    ResponderExcluir
  11. Jogo mais marcante da década: MGS3 - Snake Eater
    Porque ele resume a história de Metal Gear até suas origens. Temos o primeiro Snake (Big Boss), a primeira Metal Gear (Shagohod) e a trama principal dos Patriots (Guerra Fria)

    Personalidade da década: Hideo Kojima. Por ser capaz de reunir elementos do cinema, da cultura japonesa e vários outros recortes em seus jogos, desde Zone Of Enders, passando pelo excelente Metal Gear e que agora está no comando de Castlevania, mudando a série.

    Evento da década: Lançamento do Nintendo Wii, que uniu jogadores casuais aos hardcores dos consoles, democratizando ainda mais a diversidade de acesso ao videogame. Interatividade tornou-se pauta nos anos 2000.

    ResponderExcluir
  12. Personalidade marcante da década: Vini Lima

    ResponderExcluir
  13. Meu voto não vale, mas fico entre Beyond Good and Evil, que é uma obra-prima injustamente desacreditada, e Halo, que criou um novo paradigma de multiplayer, expandiu o universo ficcional a que pertence a inúmeras mídias e se tornou um ícone cultural. Poucos jogos conseguiram isso.


    Personalidade fico com Peter Moore. É difícil um executivo ficar tão marcado e representar tão fortemente uma ideia. Mesmo depois de ter ido pra EA, o sujeito ainda é lembrado como o animador de festas da Microsoft.

    Evento da década: pessoalmente, ter visto o que restou dos Beatles ao vivo.

    Como é de se esperar, listas sempre são controversas e nunca definitivas.

    ResponderExcluir
  14. 1. O seu jogo da década.
    Acredito que há dois critério a serem abordados, o jogo que mais gostei de jogar ou o game que mais quebrou paradigmas e e gerou outro games.
    O Jogo dessa década que mais gostei ee Jogar é GOOD OF WAR
    Mas pra mim os grandes destaques dessa década são 3 games, que pra mim não há como falar qual o mais importante deles assim vou lista-los em ordem alfabética:
    GUITAR HERO - po ele deu um novo fôlego para a indústria fonográfica na transição do CD para a música paga por download.
    PRINCE OF PERSIA SANDS OF TIME - com certeza sem ele não teria-mos God Of War, a reinvenção de Tomb Raider, e tantos outros.
    RESIDENT EVIL 4 - hoje a sua jogabilidade já é ultrapassada, RE5 que o diga, mas ele reinventou a maneira de se jogar um jogo em terceira pessoa.

    2. A personalidade mais importante da década.
    Concordo com a maioria Hideo Kojima, o cara provou que domina o mercado de games como ninguém, prova disso ele fez milhões e milhões de gamers visitarem o seu site para ver uma chuva com trovões e enigmas, fora só os MG´s dessa década já bastaria. Mas me faltam palavras pra explicar, simplesmente Gênio.

    3. O momento mais marcante da década.
    Eu discordo da maioria o mais marcante da década não foi o lançamento do Wii, mas sim o seu controle, WiiRemote com certeza marcou a década, o século, eu me arrisco a chamar de Jogabilidade 2.0. É uma pena que Nintendo tenha feito um console tão tosco para um Controle que transcende o seu tempo, que as concorrentes demoraram 5 anos para imitar (de modo diverso) o que ela fez precocemente. Queira ou não o Wii tem uma dúzia, quem sabe uma dúzia e meia de jogos bons, que valem a compra do Console, mas só isso.

    Bem, como sempre, falei demais.... rssss
    É que gostos dessas discussões subjetivas e parciais :-P

    ResponderExcluir